Datoteka:Caverna do Diabo5.jpg

Caverna_do_Diabo5.jpg(640 × 480 piksela, veličina datoteke: 196 KB, MIME tip: image/jpeg)


Logo Wikimedijinog spremnika Ova je datoteka sa Zajedničkog poslužitelja i mogu je rabiti drugi projekti. Opis s njezine stranice s opisom datoteke prikazan je ispod.

Sažetak

Opis

Foto tirada com longa exposição da Caverna do Diabo (Gruta da Tapagem) - VALE DO RIBEIRA -BRASIL Photo taken with prolonged exposure of the Cave of the Devil - Valley of the River - BRASIL.

Caverna do Diabo é uma caverna existente no Parque Estadual de Jacupiranga, município de Eldorado Paulista. Trata-se da maior caverna do Estado de São Paulo Desde sua descoberta, sua história é povoada pelas mais incríveis lendas. Justamente por isso, a Caverna do Diabo é um lugar que merece ser visitado pessoalmente. A apenas 280 quilômetros de São Paulo, no município de Eldorado, não é totalmente aberta à visitação pública. Dos 3 mil e 200 metros de extensão da caverna, apenas 400 metros estão livres para os turistas. Esta área dispõe de sistema de som e luz, passarelas, escadas e corrimãos. A longa estrada de terra que conduz à caverna e os sobes e desces em seu interior, constitui, sem dúvida, uma aventura para quem tem fôlego. A entrada da caverna fica a 500 metros de altitude e, lá dentro, o cenário é surpreendente. Curiosas estalactites, estalagmites, cortinas de pedras e cascatas de calcita intrigam especialistas e turistas que tentam desvendar os mistérios do lugar. As estalactites se formaram com a penetração da água no solo e, posteriormente, na camada de calcário, até atingir o teto da caverna. As estalagmites se elevam do solo, numa proporção estimada em três centímetros por século, o que justifica a preocupação dos guias e guardas da caverna com a degradação de seu interior. De um lado ao outro da caverna registra-se um desnível de 150 metros, o que impossibilita o acesso de pessoas inexperientes na maior parte de sua extensão. Somente espeleólogos têm permissão para ultrapassar os limites pré-determinados. As formações mais interessantes podem ser vistas no salão conhecido como Catedral. A beleza do lugar dá asas à imaginação. Talvez, por isso, algumas dessas formas ficaram eternizadas com nomes um tanto quanto estranhos: Cabeça de Ema, Guardião, Galeria dos Órgãos, Pia Batismal, Branca de Neve, Cemitério, Perfil de Buda, Reis Magos, Templo Perdido, Caldeirão do Diabo e Torre de Pisa. Passando por esta galeria atinge-se um lago de águas represadas do Ribeirão das Ostras. À direita está o setor superior, aberto aos turistas. E descendo, à esquerda, acredita-se que há um incrível e sinistro labirinto com cerca de cinco mil metros de corredores e galerias subterrâneas na mais profunda escuridão. Neste trecho, que parece conduzir ao centro da Terra, é proibida a entrada, pois o terreno é extremamente acidentado e perigoso. Outras coisas fascinantes podem ser vistas lá em baixo, num percurso, ora dentro das águas do ribeirão, ora nas rochas. São cachoeiras, lençóis de água e o lago do Silêncio, com 200 metros de extensão. Em alguns momentos, para se ultrapassar os obstáculos, é necessário o uso de cordas até ter a certeza de estar pisando em solo seguro. Dentro da caverna, o silêncio só é quebrado pelas águas que deslizam pelas rochas. Mas, lá dentro, o som é diferente. No interior da caverna tem-se a impressão de estar no maior lugar do mundo e, ao mesmo tempo, no menor cantinho, prestes a desabar. No ar sente-se o cheiro do perigo.

pt.wikipedia.org/wiki/Caverna_do_Diabo
Datum
Izvor CAVERNA DO DIABO - SOBE OU DESCE? (CAVE OF THE DEVIL - UP OR DOWN?)
Autor Jônatas Cunha from Itapeúna, Brasil
Lokacija kamere24° 37′ 33,99″ J, 48° 24′ 17,03″ Z Kartographer map based on OpenStreetMap.Ova i druge slike na njihovim lokacijama na: OpenStreetMapinfo

Licencija

w:hr:Creative Commons
imenovanje autora dijeli pod istim uvjetima
Slobodno smijete:
  • dijeliti – umnožavati, distribuirati i javnosti priopćavati djelo
  • remiksirati – prerađivati djelo
Pod sljedećim uvjetima:
  • imenovanje autora – Morate pripisati odgovarajuće autorske zasluge, dati poveznicu na licenciju, te naznačiti jesu li načinjene promjene autorskog djela. Prethodno navedeno možete učiniti na svaki razuman način, ali ne na način koji bi sugerirao da Vi ili Vaše korištenje licencorova djela ima izravno licencorovo odobrenje.
  • dijeli pod istim uvjetima – Ako ovo djelo izmijenite, preoblikujete ili stvarate na osnovu tog materijala, svoje doprinose morate distribuirati pod istom ili kompatibilnom licencijom kao što je i licencija originala.
Ovu sliku, izvorno postavljenu na Flickru, pregledao je 23. kolovoza 2010. administrator ili provjeritelj licencija Leoboudv, koji je utvrdio da je je bila dostupna na Flickru na taj datum pod navedenom licencijom.

Opisi

Dodajte kratko objašnjenje što predstavlja ova datoteka

Predmeti prikazani u ovoj datoteci

motiv

6. studenoga 2008

24°37'33.989"S, 48°24'17.032"W

image/jpeg

checksum engleski

09d54e119c780dcd243987877926bdc01237b9f9

data size engleski

200.765 Bajt

480 točka

640 točka

Povijest datoteke

Kliknite na datum/vrijeme kako biste vidjeli datoteku kakva je tada bila.

Datum/VrijemeMinijaturaDimenzijeSuradnikKomentar
sadašnja06:57, 23. kolovoza 2010.Minijatura za inačicu od 06:57, 23. kolovoza 2010.640 × 480 (196 KB)Dornicke{{Information |Description=Foto tirada com longa exposição da Caverna do Diabo (Gruta da Tapagem) - VALE DO RIBEIRA -BRASIL Photo taken with prolonged exposure of the Cave of the Devil - Valley of the River - BRASIL. Caverna do Diabo é uma caverna ex

Na ovu sliku vode poveznice sa sljedećih stranica:

Globalna uporaba datoteke

Sljedeći wikiji rabe ovu datoteku:

Metapodatci